O Relevo na definição do clima.

O relevo apresenta três atributos importantes na definição dos climas: posição, orientação de suas vertentes e declividade.
A posição do relevo favorece ou dificulta os fluxos de umidade entre áreas contíguas.
Um sistema orográfico ( Cadeias Montanhosas) que se disponha latitudinalmente em uma região, como o Himalaia, irá dificultar as trocas de calor e umidade entre as áreas frias do interior da China, e aquelas mas quentes na Índia.
Já a Cordilheira dos Andes, por se dispor no sentido dos Meridianos, não impede que as massas polares atinjam o norte da América do Sul e nem as Equatoriais cheguem no sul do Brasil.
Entretando as Cordilheiras inibem a penetração da umidade proveniente do Pacífico para o interior do continente, por isso apresenta solo mais árido.
Nas zonas mais carentes de energia solar (latitude extra-tropicais) a orientação do relevo em relação ao Sol, irá definir as vertentes mais aquecidas e mais secas, e aquelas mais frias e mais úmidas.
Tomando como exemplo o hemisfério sul, as vertentes mai quentes serão aquelas voltadas para o norte, pois neste hemisfério, o Sol estará sempre no horizonte Norte, deixando à sombra as vertentes voltadas para o horizonte Sul.
As regiões que possuem sua superfície ondulada terão o fator declividade modificando a relação superfície/radiação incidente.
A vegetação desenpenha um papel regulador de umidade e de temperatura extremamente importantes .

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livox um aplicativo inovador / Software permite comunicação para pessoas com deficiências motoras e cognitivas

O Núcleo da Terra

DO PAPEL DAS COMUNIDADES TRADICIONAIS E DOS POVOS ORIGINÁRIOS NA TRANSFORMAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO.