A temperatura do ar

A temperatura do ar é a medida do calor sensível nele armazenado, sendo comumente dada em graus Celsius ou Fahrenheit e medida por termômetros.
A equivalência de um dado valor de temperatura entre as duas escalas é feita por meio da fórmula a seguir: 

C= 5/9 (F-32)  e F= 9/5C+32

Pode-se fazer a conversão rápida de fahrenheit para Celsius, subtraindo-se 32 do valor de temperatura e dividindo-se o resultado por 1,8.

Fórmula utilizada para medir temparatura média diária:

t=(t9h+2xt21h+tmáx + tmin) /5

Os valores normais de temperatura referem-se às médias de 30 anos e são habitualmente utilizados como uma das referências para a caracterização térmica dos climas.
A temperatura máxima do dia ocorre às 14:00.
A umidade absoluta expressa o peso do vapor de água em um dado volume de ar, representado em gramas por metro cúbico (g/m3).
Todavia, a umidade absoluta não é muito utilizada porque pode não retratar a quantidade real do vapor existente no ar, já que o ar muda de volume ao ascender ( se faz rarefeito) e ao descender ( adensa-se).A umidade específica e a razão de mistura são duas definições da umidade do ar utilizadas com mais frequência.
A umidade específica é dada pela razão entre o peso do vapor de água e o peso do ar, isto é, quantas gramas de vapor existem em cada quilograma de ar úmido.
A umidade relativa do ar é certamente o termo mais usado para representar a presença do vapor no ar.
Termo-higrômetros e psicrômetrossão utilizados poara medi-la.
Ela expressa uma relação de proporção relativa entre o vapor existente no ar e ponto de saturação do mesmo. Ela mostra em porcentagem o quanto de vapor está presente no ar em relação a quantidade máxima possível de vapor que nele poderia haver sob a temperatura em que se encontra.
A fórmula que define a umidade relativa (UR) pode ser escrita como segue:   UR=(v/psv)100
v= vapor existente
psv= pressão saturada de vapor( em gramas) para dada temperatura do ar.
o ar úmido é mais leve que o ar seco, e por isso apresenta maior facilidade para ascender, estando ambos sob as mesmas condições de temperatura.
os movimentos verticais do ar, de importância capital para que as nuvens sejam formadas, envolvem alterações na densidade da coluna de ar considerada, que levam a mudanças de temperatura sem que haja perda ou ganho de energia com o ar circundante. Nestas circunstâncias diz-se que o ar teve sua temperatura alterada adiabaticamente.
A ascênção de dada coluna de ar ocorre por conta da expansão de suas moléculas, o que resulta em um descrécimo de sua densidade em relação ao ambiente de seu entorno.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livox um aplicativo inovador / Software permite comunicação para pessoas com deficiências motoras e cognitivas

O Núcleo da Terra

DO PAPEL DAS COMUNIDADES TRADICIONAIS E DOS POVOS ORIGINÁRIOS NA TRANSFORMAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO.