Paisagem Natural e Urbanizada: tema a ser desenvolvido no ensino médio

Imagine que tenha de desenvolver o conceito de paisagem no Ensino Médio.
Num estudo sobre paisagem o uso de imagem, que é uma forma de representação
da paisagem, assim como um estudo do meio, ou ainda a lembrança sobre
aquilo que os educandos conhecem no seu cotidiano, são importantes para a
compreensão do conceito.
Primeiramente, é necessário evidenciar que aquilo que pode ser visível no espaço
é a paisagem. Esta paisagem então pode ser produzida pela natureza (fig. 1) ou
pela sociedade (fig. 2), ou ainda pela relação da sociedade com a natureza.
Observe atentamente a figura 1. É importante questionar: Quais as características
dessa paisagem? Do que é possível ver (aparência), que elementos ficam
evidenciados? É uma paisagem natural, mas como ela é? Tem uma vegetação
muito densa? Forma uma paisagem homogênea ou há grande biodiversidade?
Após evidenciar o que está na aparência, é necessário buscar compreendê-la em
sua essência. O que leva esta paisagem a ser assim? Quais os fatores e situações que
a levam a ter estas características? Busque sempre relacionar fatores e situações.
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UNIDADE Propostas Curriculares para o Ensino Médio e a produção
das atividades
Figura 1: Imagem de Paisagem Natural
Daí vem o processo de diferenciação. As paisagens podem ser diferentes, e
em algumas há intervenções e produtos das ações humanas, sejam ações sociais,
políticas e/ou culturais.
Figura

Observando a imagem (fig.2), identificam-se diferentes formas de ocupação
humana. Parte da região mostrada tem casas populares, que eventualmente
constituem-se em favelas e outras com indústria e área verticalizada. Há diferentes
usos deste espaço que denotam também diferentes usos socioeconômicos,
evidenciados pelos diferentes padrões de moradia.
Contudo, após a identificação dos elementos desta paisagem urbanizada, que
pode ser ainda mais pormenorizada, é importante buscar compreendê-la mais
profundamente. Como afirma Milton Santos:
Quando nos referimos, por exemplo, àquela casa ou àquele edifício,
àquele loteamento, àquele bairro, são todos dados concretos – concretos
pela sua existência -, mas, na verdade, todos são abstrações, se não
buscarmos compreender o seu valor atual em função das condições atuais
da sociedade. Casa, edifício, loteamento, bairro estão sempre mudando
de valor relativo dentro da área onde se situam, mudança que não é
homogênea para todos, cuja explicação se encontra fora de cada um
desses objetos e só pode ser encontrada na totalidade de relações que
comandam uma área bem mais vasta (SANTOS, 2008, p. 31).
Neste sentido, como diz Milton Santos, podem existir semelhanças entre os
processos, mas também é fundamental conhecer as situações de cada caso. O
que leva a formação das favelas? Por que algumas pessoas moram em favelas? O
que leva na mesma cidade haver padrões tão diferentes de moradia? Por que há
verticalização em algumas regiões?
Cabe ao professor do Ensino Médio sempre questionar e levar seus alunos
ao raciocínio que busca sempre investigar, questionar, duvidar, ou seja,
problematizar o tema.

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