A HISTÓRIA DA ARTE

 Arte Moderna e suas ideias

A Arte Moderna surgiu no final do século XIX e início do século XX. Essa

denominação é dada ao conjunto de expressões artísticas que envolve a ar-

quitetura, a pintura, a escultura e a literatura desta época. Inicialmente, a

Arte Moderna nasceu na Europa, mas durante a primeira Guerra Mundial

foi introduzida na América. Isso ocorreu porque muitos artistas, moradores

de Paris, se mudaram para fugir da guerra. Alguns deles foram para Nova

York, como Francis-Marie Martinez Picabia (1879-1953), um reconhecido

desenhista e pintor francês da primeira metade do século XX. Observe uma

obra de Picabia na Figura 1

A modernidade foi um período de transformações caóticas e vertigino-
sas que ficou marcado pela sensação de fragmentação da realidade. Os ar-
tistas modernistas acreditavam que as formas tradicionais de arte estavam
ultrapassadas, e que deveriam criar uma nova cultura para transformar as
características sociais e culturais já estabelecidas, substituindo-as por novas
visões e formas. 
A Arte Moderna sofreu influência de vários acontecimentos que ocorreram
nesse período, como a Revolução Industrial, as máquinas a vapor, a fotografia,
o cinema, o avião, o estudo da mente humana, o uso da energia nuclear, a con-
quista do espaço, o uso crescente da computação e dos satélites (que colocam
a comunicação em tempo real as mais distantes partes do mundo) e outros
elementos que contribuíram para as mudanças nos movimentos artísticos.
Como resultado, surgiram três correntes artísticas:
1. Estilo: em que se desejava romper com as regras e propor um novo
estilo para se expressar, sendo esses movimentos: Fauvismo, Futurismo,
Cubismo, Escola de Paris, Neoplasticismo, entre outros.
2. Mente: que buscava o sensível e a emoção na representação artística,
como os movimentos: Simbolismo, Expressionismo, Suprematismo,
Dadaísmo, Surrealismo e outros.
3. Função: que tinha uma preocupação com a funcionalidade da arte e
sua forma, como os movimentos: Arts & Crafts, Art Noveau, Construti-
vismo, Bauhaus, De Stijl, Arte Deco, Estilo internacional, entre outros.
Tendências da Arte Moderna: correntes
envolvendo estilo
O Fauvismo é um movimento artístico iniciado na França e que apareceu no
começo do século XX. É conhecido pelo uso de cores fortes e puras a partir
de obras que fugiam das regras da realidade. O nome desse movimento teve
origem na expressão francesa criada pelo crítico de arte Louis Vauxcelles
“les fauves”, que significava “os selvagens”
0bserve a obra de Henri Matisse



O Fauvismo não era considerado um movimento organizado, pois não

tinha um posicionamento político-social e nem um manifesto, mas, ainda

assim, podemos delinear suas características a partir do conjunto de obras

que as representam. São elas: o uso intenso das cores puras (não misturadas),

com destaque para o vermelho, azul e amarelo; a falta de compromisso com a

realidade; a liberdade da cor (uso das cores de forma subjetiva); a melancolia,

a moralização e a tristeza representadas de maneira alegre e suave; as cores

que transmitem positivas emoções; a arte sem intenções políticas ou críticas;

e a criação sem manter relação com intelectos ou sentimentos.

Os artistas do Fauvismo apenas reproduziam a subjetividade das emoções

em suas obras. Dentre as suas referências, temos as obras dos pintores franceses

André Derain (1880-1954), Maurice de Vlaminck (1876-1958), Vincent van Gogh

(1853-1890) e Henri-Émile-Benoît Matisse (1869-1954), e também as máscaras

africanas, devido às características das cores quentes e fortes, entre outros

O Futurismo foi um movimento artístico e literário iniciado em 1909. A

publicação do Manifesto Futurista, do poeta italiano Felippo Marinetti, deu

início a vanguarda futurista. Umberto Boccioni (1882-1916) foi um pintor e

escultor italiano do movimento futurista, e é considerado um dos mais célebres

futuristas italianos (veja um exemplo de suas obras na Figura 3). Em 1901, ele

se transfere para Roma, juntamente com sua família, e realiza atividades de

ilustrador e produtor de cartazes.




André Derain (1880-1954), Maurice de Vlaminck (1876-1958), Vincent van Gogh

(1853-1890) e Henri-Émile-Benoît Matisse (1869-1954), e também as máscaras

africanas, devido às características das cores quentes e fortes, entre outros.

O Futurismo foi um movimento artístico e literário iniciado em 1909. A

publicação do Manifesto Futurista, do poeta italiano Felippo Marinetti, deu

início a vanguarda futurista. Umberto Boccioni (1882-1916) foi um pintor e

escultor italiano do movimento futurista, e é considerado um dos mais célebres

futuristas italianos (veja um exemplo de suas obras na Figura 3). Em 1901, ele

se transfere para Roma, juntamente com sua família, e realiza atividades de

ilustrador e produtor de cartazes.

Figura 3. Carga dos lanceiros, de Umberto Boccioni.

Fonte: Wikipédia (2017).

As principais características do futurismo são: a desvalorização do mora-

lismo e da tradição; a valorização do desenvolvimento tecnológico e industrial;

a defesa de uma ligação entre o mundo moderno e as artes plásticas; o uso da

propaganda como principal forma de comunicação; a utilização de onomato-

peias (palavras com sonoridade que imitam ruídos, vozes, sons de objetos); as

poesias com uso de frases fragmentadas para passar a ideia de velocidade; as

pinturas com uso de cores vivas e contrastantes; a sobreposição de imagens,

traços e pequenas deformações para passar a ideia de movimento e dinamismo;

e o uso da multiplicação de detalhes e linhas.

O Cubismo é considerado o movimento artístico mais influente da Arte

Moderna. Com suas formas geométricas, muitas vezes, representadas por

cilindros e cubos, a arte cubista quebrou os padrões estéticos que buscavam

a perfeição das formas em uma imagem realista da natureza. Essa nova forma

de expressão pode ser vista por diferentes ângulos ao mesmo tempo.

Segundo Francastel (1970, p. 247):

As principais características do cubismo são: o tratamento geométrico das
formas da natureza; as representações dos objetos em todos os seus ângulos
no mesmo plano, constituindo uma figura de três dimensões; a predominância
de linhas retas, modeladas basicamente por cilindros e cubos, conforme a
geometrização das formas e volumes; a renúncia da perspectiva; o abandono
da noção de profundidade; e o rompimento com as linhas de contorno, de modo
que a natureza passa a ser retratada de forma simples.
Ainda, podemos dizer que o cubismo pode ser considerado como uma
arte que privilegia o exercício mental no plano conceitual, como maneira de
expressão das ideias. Os temas mais retratados são as naturezas mortas urba-
nas e os retratos. Os artistas que se destacam nesse movimento são o pintor
espanhol Pablo Picasso (1881-1973), o artista Albert Gleizes (1881-1953), o
pintor francês Georges Braque (1882-1963) e a pintora brasileira Tarsila do
Amaral (1886-1973).
Na literatura cubista, as qualidades que se destacam são: a elaboração
formal do texto, o uso da impressão tipográfica e o destaque para os espaços
em preto e branco. O francês Guillaume Apollinaire (1880-1918) foi o mais
importante escritor da literatura cubista. Ele teve uma grande proximidade
com Picasso, como explicita Veneroso (2006, p. 153):
Tendências da Arte Moderna: correntes
envolvendo mente e função
O Expressionismo foi um movimento artístico e cultural que surgiu no início
do século XX, provavelmente na Alemanha, por isso também é chamado
de Expressionismo Alemão. Os círculos artísticos e intelectuais alemães
se mantiveram nesse movimento por duas décadas. Ele é considerado um
movimento transversal aos campos artísticos das artes plásticas, literatura,
música, cinema, dança, teatro e fotografia.
O pintor norueguês Edvard Munch (1863-1944) é considerado o precursor
do Expressionismo, e sua obra mais importante é O Grito (1893), que você
observar na Figura 5
Essa obra é considerada, uma das mais importantes do movimento ex-
pressionista, e representa uma figura andrógina em um momento de profunda
angústia e desespero existencial. O plano de fundo é a doca de Oslo, na No -
ruega, ao pôr do sol.
Sobre as características do Expressionismo, evidenciamos: a busca da
expressão das emoções e dos sentimentos do autor da obra; a distorção e o
exagero dos temas em seu processo de purificação; a reflexão sobre a angústia
existencialista do indivíduo que habita a sociedade industrializada; a defor-
mação do mundo real, para representar a natureza e o ser humano; o desprezo
pela perspectiva e pela luz; a defesa do da liberdade individual por meio da
subjetividade e do irracionalismo; o uso de cores (fortes e puras) usadas de
forma emotiva; e as linhas com formas retorcidas e agressivas. Seus temas
são miséria, solidão e loucura, pois reflete o espírito da época, sendo muitas
vezes considerados depravados e subversivos.
O Dadaísmo ou simplesmente “Dadá”, foi um movimento artístico eu-
ropeu do século XX, cujo lema era: “a destruição também é criação”. Seu
fundador, Tristan Tzara (1896-1963), considerou o movimento propulsor das
ideias surrealistas, com caráter ilógico e antirracionalista. 
A Fonte, um urinol de porcelana branco, como você pode ver na Figura
6, é considerada a obra que melhor representa o dadaísmo na França. Criada
em 1917, é uma das mais notórias obras do artista francês Marcel Duchamp
(1887-1968)
De modo geral, as principais características do dadaísmo são: o rompimento
com os modelos tradicionais e clássicos; o espírito de liderança e de protesto;
a espontaneidade, a improvisação e a irreverência artística; a busca do caos e
da desordem; o teor ilógico e irracional; o caráter irônico, radical, destrutivo,
agressivo e pessimista; a aversão a guerra e aos valores burgueses; a rejeição
ao nacionalismo e ao materialismo; e a crítica ao consumidor e ao capitalismo.
O Surrealismo foi outro movimento artístico europeu que surgiu em Paris
no início do século XX. Na Europa, o período entre a primeira e a segunda
guerra (1918-1939), ficou conhecido como “os anos loucos”. A incerteza de
se viver em paz, levou as pessoas ao desejo de “viver apenas o presente”.
Foi nesse período de incertezas, desequilíbrio, insatisfação e contradições
que surgiram diversos movimentos artísticos, chamados de “vanguardas
europeias”, como uma nova maneira de ver a realidade.
Suas características são: a valorização da fantasia, da loucura e da utiliza-
ção da reação automática; o uso em potencial o subconsciente como fonte de
imagens fantásticas de sonhos como o maior objetivo para o artista; as artes
plásticas e a literatura vistas como meio de expressar a fusão da realidade
com os sonhos, em uma realidade absoluta, uma “surrealidade; e o artista
se deixar levar pelo impulso, fazendo tudo o que lhe vier à mente, sem a
preocupação da lógica.
Esse movimento teve sua origem em reação ao racionalismo e ao ma-
terialismo da sociedade ocidental. A arte surrealista influenciou além das
artes plásticas, outras manifestações artísticas, como a literatura, o teatro e o
cinema. A obra intitulada A Persistência da Memória, apresentada na Figura 7,
é uma pintura de 1931 do pintor catalão Salvador Dalí (1904-1989). A pintura
pertence a coleção do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque desde 1934,
e é amplamente reconhecida e referenciada na cultura popular por conta do
impacto visual de seus objetos, que parecem se derreter no ambiente externo
O Simbolismo foi um movimento que se desenvolveu nas artes plásticas,
no teatro e na literatura. Surgiu na França, no século XIX, em oposição ao
Realismo e ao Naturalismo. Poetas, pintores, escritores e dramaturgos foram
influenciados pelo misticismo, refletindo nas suas produções. Esse movimento,
apelidado de “decadentismo”, devido à decadência dos valores estéticos, foi
individualista e místico.
As principais características do Simbolismo são: a ênfase em temas místi-
cos, subjetivos e imaginários; o caráter individualista; a desconsideração das
questões sociais; a aproximação da poesia e da música, com a estética marcada
pela musicalidade; e as obras de arte serem feitas com intuição, desprezando
a lógica e a razão.
Em 1886, um manifesto trouxe o nome que iria marcar essa corrente, com
ideais românticos, envolvendo a literatura, os palcos teatrais e as artes plásticas.
A poesia “As Flores do Mal”, do poeta francês Charles Baudelaire (1821-1867),
é que deu origem ao Simbolismo, mas na época a obra foi censurada, só vindo
à tona na integra, após a morte do poeta.
As Flores do Mal
Dá um tempo, ó minha dor, controla tua agressividade.
Tu querias a noite; aí está; ela vem descendo;
Uma atmosfera sombria já envolve quase toda a cidade,
Uns encontram a paz; outros seguem padecendo.
Enquanto dos mortais a multidão vil,
Sob o chicote do prazer, esse impiedoso carrasco,
Vai colhendo remorsos na festa servil,
Minha dor, me dá a mão, vamos por aqui, sem asco,
Ver, longe deles, debruçaram-se os anos defuntos,
Sobre os balcões do céu, usando velhos conjuntos;
Emergir a saudade, do fundo das águas, sorridente;
O sol moribundo adormecer atrás da arcada mansa,
E, como uma longa mortalha arrastando-se no Oriente,
Ouve, minha cara, ouve a doce noite que avança.
(BAUDELAIRE, 1985, tradução de Ivan Junqueira).
O Construtivismo foi um movimento artístico do início do século XX que
se deu na capital da Rússia, Moscou, tendo forte influência na arquitetura e na
arte ocidental. Esse movimento foi até 1920 e influenciou outro movimento
artístico, o da Bauhaus, que foi uma escola de design, artes plásticas e arquitetura
de vanguarda na Alemanha.Nesse período, os artistas tinham a preocupação de
mostrar uma nova configuração da arte, influenciada pela Revolução Industrial.
Assim, pretendiam romper com o passado tradicional e sugerir outras formas
de apresentação com os avanços tecnológicos modernos, como as máquinas,
a engenharia elétrica e eletrônica, a evolução fabril, entre outros.
Os artistas usaram o relevo, os objetos industriais, a fotografia, a tipografia,
a moda e a tridimensionalidade para expressar os ideais do movimento. O
Construtivismo representou um importante movimento revolucionário da
frente russa. As principais características desse movimento foram: o rompi-
mento com a arte clássica, acadêmica e tradicional; o uso da arte geométrica,
tridimensional e abstrata; a proposta da antiarte e experimentações artísticas;
o uso de colagens, suportes, objetos pré-fabricados e de uso comum como
madeira, plástico, ferro, vidro, arame e outros a influência do Marxismo,
Futurismo e racionalismo científico; temas com fundo político e sociais; e o
desejo de ser um movimento contrário ao Naturalismo e ao Expressionismo.
Veja um exemplo de obra construtivista na Figura 8
O movimento Art Nouveau surgiu na Europa, entre 1890 e 1910, e in -
fluênciou a arquitetura e as artes gráficas. É uma arte decorativa, voltada
para o desenho e a arquitetura, que influenciou as artes plásticas. Os novos
materiais produzidos pelas indústrias, como o ferro, o vidro, o alumínio, o aço
e o cimento, foram a principal contribuição para o nascimento da arquitetura
moderna, com novas formas.
Na escultura, o traço marcante são as formas abstratas, a integração entre
espaço, movimento, luz e até mesmo som. Foi no século XIX que apareceram
as primeiras construções metálicas, com formas totalmente novas. Um desses
exemplos é a construção da Torre Eiffel (apresentada na Figura 9), idealizada
por Gustav Eiffel, que hoje é reconhecida como símbolo de Paris

















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