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COMO FUNCIONA E PARA QUE SERVE UMA BARRAGEM DE REJEITOS DE MINERAÇÃO?

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Após a tragédia de Brumadinho, em Minas Gerais, todos estão familiarizados com a expressão barragem de rejeitos de mineração. Mas como isso tudo funciona? As barragens servem para armazenar os resíduos gerados durante o processo de extração de minerais como o ferro, no caso da barragem que estourou em Brumadinho e podem ser construídas com o uso de vários métodos, alguns mais eficientes do que outros. A barragem do Córrego do Feijão, em Brumadinho, armazenava os rejeitos da extração e beneficiamento do minério de ferro. Esse processo consiste em separar a hematita, o mineral mais pesado, dos minerais mais leves que consistem em uma areia majoritariamente por quartzo. Para isso, todo o minério extraído é submetido a um processo de flotação, onde já triturado, o minério é colocado em uma solução líquida. O quartzo acaba flutuando, enquanto a hematita afunda. A areia de quartzo e os restos de minério ficam com uma consistência similar a da argila. Em conjunto com a água usada na so

ESTRUTURA INTERNA DA TERRA

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O planeta Terra teve sua origem há, aproximadamente 4,5 bilhões de anos e, assim como o Sol, também se formou de uma força gravitacional que acumulou poeira cósmica e gases em um corpo homogêneo, com ferro e níquel fundidos em seu interior. 500 milhões de anos depois, o planeta passou por um processo de resfriamento e a crosta terrestre começou a ser formada. A partir daí, diferentes camadas foram se consolidando, cada uma com temperatura, densidade e tipos de materiais distintos. As três principais camadas da Terra são  crosta terrestre ,  manto  e  núcleo . O núcleo é dividido em externo e interno. O  núcleo  é a camada mais interior da Terra e é formado, basicamente, por níquel e ferro. Estudos indicam que as temperaturas do núcleo chegam em torno dos 6000ºC. O  núcleo interno , que é a parte mais densa do planeta Terra, está em estado sólido, em razão da alta pressão no interior do planeta. Essa camada possui temperaturas semelhantes à da superfície do Sol. O  núcleo exter

Fuso Horário

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Os fusos horários, também denominados zonas horárias, foram estabelecidos através de uma reunião composta por representantes de 25 países em Washington, capital estadunidense, em 1884. Nessa ocasião foi realizada uma divisão do mundo em 24 fusos horários distintos. A metodologia utilizada para essa divisão partiu do princípio de que são gastos, aproximadamente, 24 horas (23 horas, 56 minutos e 4 segundos) para que a Terra realize o movimento de rotação, ou seja, que gire em torno de seu próprio eixo, realizando um movimento de 360°. Portanto, em uma hora a Terra se desloca 15°. Esse dado é obtido através da divisão da circunferência terrestre (360°) pelo tempo gasto para que seja realizado o movimento de rotação (24 h). O fuso referencial para a determinação das horas é o Greenwich, cujo centro é 0°. Esse meridiano, também denominado inicial, atravessa a Grã-Bretanha, além de cortar o extremo oeste da Europa e da África. A hora determinada pelo fuso de Greenwich recebe o nome d

Território, fronteira e poder (Ensino Médio)

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Neste outro exemplo, evidencia-se a questão de poder em relação ao território, poder este que pode ser expresso de várias formas. Mas, neste exemplo, vamos optar por discutir a questão das disputas territoriais entre Israel e Palestina. O que é fronteira? Partimos da concepção de que as fronteiras são construções sociopolíticas, históricas, trata-se de uma construção humana. Embora, às vezes, alguns livros didáticos de Geografia desenvolvam a ideia de que existem fronteiras naturais, na verdade, todas são construções sociais e políticas. Porque, ao dizer que o Deserto do Sinai é a fronteira do Egito com Israel, isto não significa que está fronteira seja natural, porque não é a natureza que define a fronteira de um território a outro. Essa definição é social e política, pode ocorrer por meio de um acordo político, uma guerra ou por uma consolidação de ocupação ao longo da história. Figura 3: Fronteiras em Movimento Fonte: Blog da Prfª Jackie Assim, observando-se os mapa

Paisagem Natural e Urbanizada: tema a ser desenvolvido no ensino médio

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Imagine que tenha de desenvolver o conceito de paisagem no Ensino Médio. Num estudo sobre paisagem o uso de imagem, que é uma forma de representação da paisagem, assim como um estudo do meio, ou ainda a lembrança sobre aquilo que os educandos conhecem no seu cotidiano, são importantes para a compreensão do conceito. Primeiramente, é necessário evidenciar que aquilo que pode ser visível no espaço é a paisagem. Esta paisagem então pode ser produzida pela natureza (fig. 1) ou pela sociedade (fig. 2), ou ainda pela relação da sociedade com a natureza. Observe atentamente a figura 1. É importante questionar: Quais as características dessa paisagem? Do que é possível ver (aparência), que elementos ficam evidenciados? É uma paisagem natural, mas como ela é? Tem uma vegetação muito densa? Forma uma paisagem homogênea ou há grande biodiversidade? Após evidenciar o que está na aparência, é necessário buscar compreendê-la em sua essência. O que leva esta paisagem a ser assim? Quais o